A Associação conta com mais de 3000 associados doentes e disponibiliza um conjunto alargado de serviços. Desde logo, um serviço de atendimento de informação gratuita, ao público em geral e de apoio aos seus associados.

São instituições constituídas por iniciativa de particulares, sem finalidade lucrativa, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos, que não sejam administradas pelo Estado ou por um corpo autárquico, para prosseguir, entre outros, os seguintes objetivos:

  • Apoio a crianças e jovens
  • Apoio à família
  • Proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho
  • Promoção e proteção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação
  • Educação e formação profissional dos cidadãos
  • Resolução dos problemas habitacionais das populações.


A Associação de Doentes com Lúpus foi fundada em Janeiro de 1992. Pretendeu-se colmatar várias falhas que como doentes as duas fundadoras sentiam.

Basta preencher o Formulário de Inscrição, bem como o Questionário do Lupus Europa, e enviar os documentos para a sede da Associação por carta, ou se preferir por email - associacao.doentes.lupus@gmail.com. Pode ainda fazer a sua inscrição no separador "Associados" deste Website. O valor da nossa quota é de 3,5€ mensais, sendo que pode fazer o pagamento mensal, trimestral, semestral ou mesmo anualmente.

Ao ser sócio da Associação de Doentes com Lúpus tem de uma forma privilegiada:

  • Receber, gratuitamente, informação relevante sobre a doença;
    Receber, gratuitamente, aconselhamento sobre os direitos e deveres dos doentes;
    Acesso privilegiado a informação sobre projectos desenvolvidos;
    Preferência na participação em eventos e iniciativas organizadas pela Associação;
    Descontos na participação e/ou entrada em eventos;
    Participar activamente na luta pela promoção dos direitos dos doentes com Lúpus;
    Alojamento gratuito nos nossos lares residenciais em Lisboa (com 14 camas) e em Matosinhos, os quais se destinam a acolher doentes que se deslocam a estas cidades para consultas, tratamentos, etc., podendo fazer-se acompanhar de um familiar ou amigo.