Principais factos sobre o Lúpus

30 factos acerca do Lúpus

O que é o Lúpus?
O Lúpus é uma doença autoimune, na qual o sistema imunitário, em vez de proteger, ataca o próprio organismo, como se fosse uma guerra civil. Pode afectar quase qualquer órgão ou sistema do corpo.

O Lúpus é grave?
O Lúpus é uma doença crónica e potencialmente incapacitante. Os pacientes devem ser acompanhados por um médico especialista em Lúpus. Mais de 500 000 pessoas na Europa sofrem desta doença.

Há cura para o Lúpus?
O Lúpus é uma doença de causa desconhecida, para a qual não há cura. Existem fases de remissão (em que a doença está adormecida) e períodos de exacerbação (em que está activa).

O Lúpus é contagioso?
O Lúpus não é contagioso, não pode ser ‘transmitido’ a outra pessoa. O Lúpus não é infeccioso, nem um tipo de cancro, ou algo como o VIH/SIDA.

O Lúpus afecta só as mulheres?
O Lúpus pode afectar homens, mulheres e crianças. Mas 90% dos doentes são mulheres.

O Lúpus tem uma componente genética?
Aproximadamente 1 em cada 20 pessoas com Lúpus poderão ter um parente próximo com a doença.

O que pode desencadear o Lúpus?
O Lúpus pode ser desencadeado na puberdade, na gravidez, pela exposição solar, durante a menopausa, como resultado de um trauma, após uma infeçcão viral, ou pela toma prolongada de certos medicamentos.

Quais são os sintomas mais comuns?
Os sintomas mais comuns incluem cansaço, lesões cutâneas, dores articulares e musculares. Por vezes, pode afectar os rins, pulmões e outros órgãos do corpo.

São sempre os mesmos sintomas?
Os sintomas podem variar muito de paciente para paciente. O mesmo paciente pode ter sintomas diferentes ao longo dos anos.

Quais são os sintomas mais difíceis?
Os sintomas que mais dificultam a vida das pessoas com Lúpus são geralmente a fadiga, as dores articulares e a depressão.

A fadiga é comum no Lúpus?
Quase 90% das pessoas com Lúpus referem fadiga, tornando-se este um dos sintomas mais transversal e comum.

As lesões na pele são comuns?
Cerca de 60-70% das pessoas com Lúpus têm lesões na pele. As lesões cutâneas no Lúpus podem ser específicas em forma e padrão, melhorar nalguns dias ou semanas, durar mais tempo, serem permanentes ou recorrentes no mesmo local.

Existe sempre a erupção da ‘borboleta’?
Só cerca de um 1/3 das pessoas com Lúpus desenvolvem a clássica erupção em forma de ´borboleta´ sobre a cana do nariz e as bochechas.

A alopécia é comum no Lúpus?
A queda de cabelo, alopécia, é comum nas pessoas com Lúpus. Geralmente é temporária, mas pode resultar numa perda de autoestima e pode causar depressão, ansiedade e outras questões emocionais.

O Fenómeno de Raynaud é comum?
Cerca de 20-30% dos pacientes apresentam Fenómeno de Raynaud. Caracteriza-se por espasmos nos vasos sanguíneos, geralmente por reacção ao frio, em que os dedos das mãos e/ou pés, ficam dormentes e frios, com aspecto branco/azulado e depois vermelhos.

É fácil diagnosticar o Lúpus?
Muitos sintomas do Lúpus imitam outras doenças e podem aparecer e desaparecer ao longo do tempo, o que dificulta o diagnóstico. Podem passar vários anos até que um paciente tenha um diagnóstico do Lúpus.

Existe um teste específico para o Lúpus?
Não há teste específico para o diagnóstico do Lúpus. O diagnóstico inclui, entre outros, históricas médicas própria e familiar, exame físico, e testes laboratoriais.

Todos os pacientes têm ANA positivo?
Aproximadamente 95% das pessoas com Lúpus têm o teste de Anticorpos Antinucleares (ANA) positivo. O ANA positivo pode ocorrer também noutras doenças e em cerca de 5% das pessoas saudáveis.

O sol é perigoso no Lúpus?
As pessoas com Lúpus devem proteger-se do sol. Cerca de 60% dos pacientes têm erupções cutâneas provocadas pelo sol e 10-20% têm uma exacerbação de outros sintomas pela exposição solar.

Existe um risco renal?
Cerca de 1/3 dos pacientes desenvolve doença renal. O Lúpus Renal manifesta-se geralmente nos primeiros 5 anos após o diagnóstico e, por vezes, a sua presença ajuda ao próprio diagnóstico do Lúpus.

Existe um risco cardiovascular?
As pessoas com Lúpus são duas vezes mais propensas a desenvolver doença cardiovascular do que as pessoas sem Lúpus.

Existe o risco de depressão?
A depressão pode surgir em associação com o Lúpus e pode até ser causada pela doença. A actividade física e uma abordagem holística poderão ajudar no controlo dos sintomas depressivos.

Existe um risco de dores de cabeça?
As dores de cabeça são comuns. Qualquer paciente com Lúpus que sofra de dores de cabeça deve ser cuidadosamente examinado, pois poderão ter muitas causas diferentes, por vezes graves.

A memória é afectada?
Até 60% das pessoas com Lúpus apresenta algum tipo de problema de memória, tais como, recordar nomes, datas e compromissos ou dificuldades no cálculo mental.

Existe um medicamento específico?
Um dos tratamentos mais prescritos para o Lúpus é o anti-malárico Hidroxicloroquina. Ajuda a reduzir a fadiga, os surtos induzidos pelo sol e outros sintomas. É seguro na gravidez e na amamentação.

Todos os pacientes tomam corticoides?
Os corticóides (e.g., Prednisolona) podem salvar vidas nos surtos mais severos do Lúpus. As doses são reduzidas o mais rapidamente possível. Muitos pacientes nunca chegam a precisar deles.

Existem medicamentos contraindicados?
As mulheres com Lúpus são desaconselhadas a utilizar contraceptivos contendo estrogénios, pelo aumento de risco de trombose (especialmente naquelas com anticorpos antifosfolipídicos) e pelo possível desencadeamento de surtos.

Existe Lúpus induzido por medicamentos?
O Lúpus induzido por fármacos associa-se à toma de certos medicamentos. Parar estes medicamentos geralmente irá resolver os sintomas deste tipo de Lúpus, eliminando-o.

Quais são as complicações mais graves?
Muitas pessoas não sabem que o Lúpus pode dar origem a graves problemas de saúde, tais como, insuficiência renal, anemia ou ataque cardíaco.

Qual a esperança de vida?
Há 50 anos, o Lúpus era considerada uma doença terminal. Hoje, as pessoas com Lúpus têm, graças aos avanços no tratamento, quase sempre, uma esperança de vida normal.