Foi lançada oficialmente em 2017, em Vila Nova de Gaia, a campanha nacional que se destina a sensibilizar as faixas mais jovens da sociedade para os seus direitos.
Designada por “70JÁ!”, a campanha visa, entre outros aspectos, sensibilizar as pessoas jovens e a sociedade em geral para as políticas, programas, projectos e iniciativas que concorrem para a efectivação dos direitos consagrados no artigo 70º da Constituição da República Portuguesa, incluindo a criação do Comité 70JÁ!, que compete ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) coordenar.
O 70º artigo da Constituição em 3 ideias-chave
A Constituição da República Portuguesa consagra, no seu artigo 70.º, direitos que abrangem diversas esferas da vida, tais como: a cultura, o ensino, o acesso ao primeiro emprego, a habitação, o desporto e os tempos livres.
O Governo, através do IPDJ, pretende assim fomentar o empoderamento dos jovens, dotando-os da informação necessária ao exercício pleno dos seus direitos e, simultaneamente, um meio de mobilização dos diversos agentes públicos, privados e do designado 3.º sector para responder às preocupações dos jovens.
A campanha desdobra-se em diversas temáticas, de modo a comunicar de forma abrangente todas as áreas consagradas no artigo 70.º. A temática da Participação Cívica é uma das áreas mais importantes para a participação activa dos jovens na sociedade. E participar significa fazer parte de uma comunidade social e política, significa, também, intervir socialmente e contribuir para o presente e o futuro do país, factos que a campanha 70 JÁ! pretende disseminar por todo o país, mostrando à juventude portuguesa que a participação de todos pode influenciar não só o rumo nacional, mas também o rumo pessoal de cada um.
Para que a mensagem chegue a todos os jovens portugueses, foi criada uma plataforma exclusiva para este projeto – www.70ja.gov.pt