Dia Mundial do Lúpus 2019

Assinala-se a 10 de Maio de 2019, pelo 16º ano consecutivo, o Dia Mundial do Lúpus.

Comemorado pela primeira vez em 2004, o Dia Mundial do Lúpus é celebrado anualmente no dia 10 de Maio, e que desde essa data é também comemorado em Portugal.

Esta data tem como objetivo chamar a atenção para o impacto que esta doença tem em todo o mundo, bem como alertar para a necessidade de melhorar os serviços de saúde do paciente, aumentar a pesquisa sobre as suas causas e a cura, diagnosticar e tratar precocemente o Lúpus e obter melhores dados epidemiológicos sobre a prevalência global desta doença.

O Lúpus é uma doença crónica autoimune que pode afetar qualquer parte do corpo. Estima-se que 5 milhões de pessoas em todo o mundo tenham Lúpus.

Este ano pelo 16º ano, a comemoração assinala-se com várias actividades em todo o Mundo onde se incluem conferências educacionais, feiras de saúde, notícias nos média e promoções online, para aumentar a conscientização pública e estimular ações públicas e governamentais para melhor lidar com o Lúpus.

Deixamos-lhe as notícias sobre a temática

Jornal de Leiria: Testemunho de doente assinala Dia Mundial do Lúpus

Diário de Notícias assinala Dia Mundial do Lúpus

Já são mais de 100 as doenças autoimunes – como o Lúpus, que assinalou na sexta-feira o seu Dia Mundial – e estão a ganhar contornos de “epidemia” nos países desenvolvidos. Em Portugal, não se sabe números exatos, mas serão cerca de meio milhão de doentes, cinco por cento da população nacional. O que está a levar o nosso sistema imunitário a virar-se contra nós? Leia o artigo completo AQUI.

TVI – Diário da Manhã

Lúpus: a “doença matreira” no que toca aos sintomas

Lúpus: desmistificar a doença para o mundo

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), comumente conhecido apenas como Lúpus, é uma conectivite (doença do colagénio) sistémica difusa do tecido conjuntivo. Leia o artigo completo AQUI.

Lúpus é uma guerra aberta dentro do próprio corpo

Quando o sistema imunitário, que normalmente protege o organismo, se vira contra si próprio e o ataca. Leia o artigo completo AQUI.

Saúde+: Lúpus Eritematoso Sistémico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *