Um novo estudo indicou que a obesidade pode piorar os sintomas do Lúpus. Veja as dicas para controlar a obesidade.
O Lúpus é uma doença inflamatória em que o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos, causando sintomas como anemia, fadiga, dor nos músculos, erupções cutâneas no rosto e úlceras na boca, entre muitos outros. Todos estes sintomas podem piorar em doentes obesos. Esta é a conclusão de um novo estudo realizado, que envolveu 148 mulheres com Lúpus, e cujas conclusões foram publicadas na revista Arthritis Care & Research. “A obesidade está relacionada com uma pior actividade do Lúpus, nomeadamente pelas manifestações dos sintomas de depressão, dor e cansaço.
“O objetivo foi determinar se a obesidade em mulheres com Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) se associava a piores resultados relatados pelas doentes”. As conclusões do estudo apontam para a indicação de intervenções na dieta alimentar e estilos de vida dos doentes com Lúpus, e que tenham excesso de peso. Estas indicações podem ajudar a reduzir os riscos de saúde e sintomas da doença.
A autora principal do estudo, Dra. Patrícia Katz, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, referiu à imprensa que, “além de reduzir o risco de comorbilidades como o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, as intervenções no estilo de vida para melhorar o peso corporal podem reduzir a gravidade dos sintomas sentidos pelos doentes com Lúpus”. A mesma responsável acrescentou ainda que, a dor e a fadiga são 2 dos sintomas mais terríveis da doença, com enorme impacto na qualidade de vida geral das pessoas com Lúpus.
Assim, “a obesidade pode representar um alvo modificável para melhorar os resultados nesta população de doentes”.
Dicas de dieta alimentar para evitar/controlar a obesidade
1. Trocar hidratos de carbono refinados por hidratos de melhor qualidade, como os complexos. Estes estão presentes maioritariamente em produtos integrais.
2. Evite carnes vermelhas e, em vez disso, escolha carnes magras como peru, salmão e frango. Para aqueles que querem perder peso, aumentar a ingestão de proteínas pode ser muito eficaz.
3. Inclua mais frutas e vegetais frescos e sazonais na sua dieta, uma vez que são ricos em vitaminas mais solúveis e insolúveis, minerais e outros nutrientes essenciais.
4. Mantenha-se longe da fast-food e alimentos ricos em gordura trans, que podem causar danos no controlo do seu peso, mas também na saúde em geral.
5. Reduza a ingestão de açúcar para menos de 10% da sua ingestão diária de calorias. Isso obviamente significa evitar bebidas açucaradas, refrigerantes, gelados, chocolates e alimentos açucarados.
Veja a notícia original em https://www.ndtv.com/food/obesity-may-worsen-symptoms-in-lupus-patients-diet-tips-to-manage-obesity-1851196